“é como se conhecêssemos bem o tempo?”

Preconceito religioso

Tenho pensado sobre um assunto:

Neste domingo no Domingo Espetacular na Record vi uma matéria sobre uma série de fiéis de algumas igrejas evangélicas (essencialmente da Universal do Reino de Deus) incomodadas com o fato de que jornais como Folha de São Paulo, O Globo, Estado de São Paulo, entre tantos, quando fazem reportagens sobre suas respectivas igrejas, chamam-nas de ‘seitas’, mencionam seus fiéis como alienados, acusam seus pastores de aproveitadores, etc. Enfim, uma série de acusações.

Revoltados, os adeptos estão entrando na justiça em todo o Brasil contra esses jornais de circulação nacional, acusando-os de difamação de seus valores religiosos. A estratégia é clara para calar a imprensa contra abusos de determinadas instituições religiosas brasileiras, mas não esconde um aspecto interessante do preconceito religioso no Brasil no qual a religião do outro é sempre “seita”. Nunca religião!

Essa retórica estava presente dese finais do século XIX quando o Candomblé, o Espiritismo e a Umbanda (esta já no século XX) eram atacadas por jornais e intelectuais como seitas fetichistas (para citar um dos termos usados pelo célebre Nina Rodrigues), acusadas de redutos de feitiçaria e demonismo por perseguidores religiosos católicos, enfim, perseguidos porque se pautavam por outros valores que não os da maioria cristã e laica brasileira. Candomblé nessas concepções nunca era religião, mas seita, e um dos trabalhos de sociólogos, antropólogos e outros profissionais foi tentar legitimar, ao longo de décadas, as religiões chamadas hoje de afro-brasileiras, como justamente “religiões”.

Esse movimento não está muito completo. Ainda hoje, muitos que não sabem nada do povo-de-santo não tomam Candomblé e Umbanda como religião. As acusações de feitiçaria e pactos demôniacos ainda fazem parte do imaginário. E especialmente, muitas religiões evangélicas, usam essas acusações contra essas religiões, chamando-as de cultos, seitas e adeptos satânicos. Naquele programa madrugador, “Fala que Eu Te Escuto” não são poucas as vezes em que os pastores falam da necessidade de fazer limpeza espiritual para liberar os adeptos dos “encostos”, em que se menciona, demoniza ou negativiza Umbanda e Candomblé para ficar em alguns exemplos. O “outro”, neste caso, sempre pode ser desrespeitado.

O curioso é que muitas das características de muitas igrejas evangélicas da atualidade se valem de rituais umbandisticos do “despacho” com outros termos. Muitos antropólogos têm escrito sobre a forma como religiões pentecostais têm se apropriado dessas características para poder competir no campo religioso brasileiro.

Mas negar à Universal a qualidade de religião é tão equivoco quanto esta ser intolerante e negar a Umbanda e Candomblé a qualidade de religião e atribuir-lhe vínculo satânico. De certa forma, a operação de difamação da qual a Universal afirma ser vítima é perpetrada por ela a longa data. talvez fosse interessante processá-la por isso também.

Existe de fato preconceito religioso no Brasil. Só que ele é duplo: parte de católicos para todos os outros, mas também de evangélicos para todos os outros. Não esqueço do pastor chutando a santa, muito tempo atrás, e achando que ninguém poderia interpretar aquilo como ofensa pública. Claro que os adeptos da Universal têm todo o direito de se sentirem ofendidos ao verem o que consideram ser sua religião chamada de “seita”. Ao mesmo tempo, deve-se observar bem quem tem telhado de vidro.

Esse hábito ruim de atribuir ao outro algo ruim porque ele não partilha dos mesmos valores é que deveria ser repensado.

About these ads

37 Respostas

  1. marcia

    Ficou muito bom espero que fique melhor fazendo maior e mais dos preconceitos visualizando mais do brasil e em outros paises e conceituando como esse preconceito anda correndo e como prejhudica a sociedade e o desenvolvimento do brasil

    maio 8, 2008 às 6:21 pm

  2. rayane criscielly s v

    isso e muto saber que escirte pessoas que lutam contra o precinceito religioso………

    junho 30, 2008 às 5:29 pm

  3. Paola

    Poxa aqui nao tem nada certo…. Isso nao significa nada nao…..Pow acorda vc tah perdendo para outros sites melhores….

    Desculpe mais infelizmente nao tem nada sobre PRECONCEITOS RELIGIOSOS que eu quero saber….

    Obrigada…..Atenciosamente Para o Site

    agosto 18, 2008 às 11:39 pm

  4. Maria Claudia

    eu ñ gostei dessa materia

    setembro 4, 2008 às 5:27 pm

  5. Santi

    não é uma matéria, pessoa “esperta”. este sítio não é um site de informação!

    setembro 5, 2008 às 11:37 am

  6. Daiane

    o preconceito é bem presente nas novelas globais que fezem caricaturas dos evangélicos.

    outubro 27, 2008 às 1:21 pm

  7. Daiane

    Pelo o que eu compreendo a Universal é apenas o nome de uma Igreja e não uma religião.

    outubro 27, 2008 às 1:25 pm

  8. História do Mundo

    Para apimentar a discussão:

    http://coisarara.blogspot.com/2008/10/guerra-santa.html

    janeiro 23, 2009 às 1:41 pm

  9. Oi, Santiago
    Vim aqui depois que me mandou a mensagem pelo blog. Famaos a mesma coisa, né?
    Isso aí. Nã dá praficar calado diante dessas coisas.
    Um grande beijo e venha sempre, será um prazer.

    janeiro 23, 2009 às 3:15 pm

  10. Valdiney

    É por isso que sou ateu e ñ me envolvo com religiões

    junho 22, 2009 às 6:57 pm

  11. o preconceito religioso é coisa de quem não tem o que fazer.

    agosto 14, 2009 às 12:33 pm

  12. E AI GALERA!Todo mundo contra o preconceito religioso,O QUE VOCÊ ACHAM?

    agosto 14, 2009 às 12:41 pm

  13. E AI KARI TUDO BELEZA?

    agosto 14, 2009 às 12:50 pm

  14. NADA A VE

    agosto 14, 2009 às 12:50 pm

  15. bia

    oi garota

    agosto 14, 2009 às 1:48 pm

  16. bia

    responde

    agosto 14, 2009 às 1:50 pm

  17. laura

    fala augo mais interesante!? pode ser qualquer coisa,tá!

    agosto 14, 2009 às 2:01 pm

  18. laura

    fala augo mais interesante!? pode ser qualquer coisa,tá! o preconceito é babaquise

    agosto 14, 2009 às 2:02 pm

  19. laura

    preconceito é babaquise (beleza bia tudo bem?

    agosto 14, 2009 às 2:04 pm

  20. bia

    oi gata

    agosto 14, 2009 às 2:09 pm

  21. laura

    inda bem que o professor não ta nem ai pra nois;né

    agosto 14, 2009 às 2:10 pm

  22. laura

    e ai bonitona , vai querer sai comigo?

    agosto 14, 2009 às 2:13 pm

  23. mariapaulagermendorff

    o Candomblé, o Espiritismo e a Umbanda é tudo macumbaria!!!!

    setembro 29, 2009 às 2:35 pm

  24. thiago

    bom eu acho que deve ter um respeito sim >>>> mais tamben ten que ter livre espreção como criticar ou simplismente n gostar ……… Sen exagero ^^

    novembro 19, 2009 às 6:47 pm

  25. Para clarear o tema faltou definir sociologicamente o que é seita e religião.
    Precisamos respeitar o outro, o diferente , o estranho que não pertencem ao nosso grupo, à nossa classe.
    Amar o próximo como a si mesmo, só é possível com o batismo do Espírito Santo.
    Um mega abraço.

    dezembro 22, 2009 às 10:06 pm

  26. Beatriz

    quem escreveu esse texto q é um preconceituoso, acha q só os católicos e cristãos que tem preconceito !!
    trate vc de rever os seus conceitos, e analizar se vc naum é aquilo q tanto critica..

    março 3, 2010 às 1:29 am

  27. Renata

    Sou protestante e honestamente não gosto que me coloquem no mesmo bolo de todas as denominações evangelicas, pois não concordo com a postura da maioria delas. Jamais chutaria qualquer imagem, mesmo que não concorde com a sua utilização, respeito as pessoas e posso argumentar meu ponto de vista, mas nunca condena-los, pois todos nós sem excessão carecemos da glória de Deus.

    maio 24, 2010 às 3:11 pm

  28. pesquisa sobre preconceito

    maio 28, 2010 às 12:47 pm

  29. Gervásio B. Carvalho

    Enfim,uma pessoa que pensa como eu,faço minhas as suas palarvas é o sujo falando do mal lavado.É uma religião falando da outra,todas se esquessem de que Deus é o mesmo para todos. Eu,sou evangélico,mas não concordo com muitas coisas que vejo em muitas igrejas,inclusíve na minha.

    agosto 29, 2010 às 9:59 pm

  30. raphaela

    na gostei dessa pesquisa nao tem nada credooooo! ta pro fora de tudoo

    setembro 6, 2010 às 6:47 pm

  31. antônio ricardo

    não entendo o por que de tanta frustração dever o que apresenta o jornais e as novelas sobre a religião pois apesar de não ser muito a favor do que mostram nas novelas jornais sobre as religiões, mas isso não chega a causar tanta indignação como percebi durante esse texto , apesar de nem tudo ser mentira como mostrou a reportagem sobre a universal quando vi aquilo fiquei muito triste e o pior ainda por cima era na vida real fiquei completamente intrigado, porém oq adianta criticar não que seja a favor disso mas há varios outros exemplos de relogioso que tambem não são tudo oq esperamos deles afinal concluindo que falem cada um acredita no que quiser eu sou catolico mas nem por isso deixo de aceitar critcas sobre minha religião esse é um caso a ser debatido já que todos tem o direito de ter a religião que quiser e ate mesmo de não ter nenhuma, mas isso não te da o direito de ser prconceituoso cam a religião dos outros.

    outubro 26, 2010 às 3:46 am

  32. gabi

    Tudo bem se tem pessoas que não concordam com aquele pastor que chutou a “santa”,mas eu tenho certeza que ele não tem a consciência pesada, porque ignorante não é ele que chutou a “santa”(porque ele conhece a palavra, sabe que aquilo é apenas uma estátua de gesso, que não faz milagre nenhum), mas ignorante é aquele que não aceita a palavra de Deus. E ainda critica quem entende. Eu não tenho vergonha de dizer que essses “santos” não fazem milagres, porque o único Santo é Jesus!!!

    dezembro 9, 2010 às 10:58 am

  33. Debora (STM-PARÁ)

    Oie…
    Desculpe, Faltou vc explorar as religioes + seguidas, cm a assembleia de deus, os catolicos, e os evangelicos, qro saber a diferenca dessas religoes… Isso eh uma trabalho expositivo d Sociologia… + foi bem legal essa materia… valeu ai… fui !!!!!

    maio 27, 2011 às 7:30 pm

  34. Debora (STM-PARÁ)

    Concordo cm o comentario da gaby

    maio 27, 2011 às 7:32 pm

  35. vanessa meu bem

    ohh site letsgal

    agosto 27, 2011 às 9:29 pm

    • vanessa meu bem

      quem quiser sair cmg me fale!!! (recado so pra mulheres)

      agosto 27, 2011 às 9:49 pm

  36. Jaspper

    NADAVER ^^

    setembro 19, 2011 às 12:31 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.